domingo, 19 de junho de 2011

Registro: Anna Ratto no Solar de Botafogo

No embalo do Projeto "Bendito é o Maldito entre as mulheres" que rolou no CCBB de São Paulo, chegam ao Rio, de forma isolada, os shows do projeto. Os homenageados? Jorge Mautner, Tom Zé, Jards Macalé e Sérgio Sampaio. Cantando os Malditos da MPB: Chicas, Anna Ratto, Camila Costa e Andreia Dias.
Anna Ratto trouxe, na noite da última terça (14.06), ao palco do Solar, todo o sarcasmo e genialidade de Tom Zé. A escolha do repertório foi acertada. Músicas do gênio que tinham a vibe da cantora, o que a fez preencher o palco de forma espontânea.
Grandes obras do Tom, ganharam nuances próprias na voz da Anna. Não, à toa, destaco "Quando era sem ninguém", que dá a sensação de ter sido feita para Anna cantar, tamanho é seu domínio e desenvoltura. Outras, como "Namorinho de Portão" e "Frevo" também tiveram esta característica. Na verdade, todo repertório foi bem executado. Senti apenas destoar, "Vai". Anna canta bem, a música foi bem escolhida, mas diferente de todas as outras, não consegui ver a Anna e ai ficou inevitável a comparação com a versão de Monica Salmaso, assim como, com a versão das Chicas.
O show ganhou um brilho a mais com a participação da cantora Thais Gulin, que subiu ao palco para dividir com Anna Ratto as canções "Augusta, Angélica e Consolação" e "O Amor é Velho Menina" que trouxeram todo o peso do Tom Zé ao Solar.
No Bis, Anna volta ao palco e repete "Frevo". O show se encerra. E saio com a sensação que Anna Ratto se despede, para poder voltar. E que assim seja!